Parto Adequado, desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), com o apoio do Ministério da Saúde, tem o objetivo de identificar modelos inovadores e viáveis de atenção ao parto e nascimento, que valorizem o parto normal e reduzam o percentual de cesarianas sem indicação clínica na saúde suplementar.
Essa iniciativa visa ainda a oferecer às mulheres e aos bebês o cuidado certo, na hora certa, ao longo da gestação, durante todo o trabalho de parto e pós-parto, considerando a estrutura e o preparo da equipe multiprofissional, a medicina baseada em evidência e as condições socioculturais e afetivas da gestante e família.
Campanha Nacional
O Parto Adequado está na Fase 3 – Campanha Nacional. Com o lema “Construindo um Movimento para a Saúde, Segurança e Equidade na Gestação e no Parto”, o Parto Adequado passa ser um Movimento e não mais um projeto. A proposta é a disseminação das estratégias de melhoria da qualidade da atenção do parto e nascimento em grande escala, com possibilidade de inclusão do conjunto total de maternidades e operadoras do país, por meio de uma grande coalisão entre os principais atores, abrangendo todo o setor de saúde suplementar.
Segue os hospitais e maternidades que participam desse programa: