Sei que nao é nada facil a nossa rotina, assim como, as fases desafiafoeas do desenvolvimento de uma criança. Um grito pode sair quando você vê o filho em perigo.
Um grito pode surgir quando vc está no limite, sim temos e precisamos olhar para o nosso limite. O grito que quero chamar a atenção, é o grito constante, grito como ferramenta para fazer a criança parar. Qual é o dano a longo prazo?
De acordo com o Dr. Amir Zuhdi, um neurologista da Neuroscience Indonesia, no site nationalgeographic.co.id , os pais gritam assustando seus filhos. O surgimento do medo fará com que o corpo da criança produza grandes quantidades do hormônio CORTISOL (hormonio do estresse, do alerta) .
O hormônio cortisol alto no corpo quebrará a conexão dos neurônios no cérebro. Quanto mais frequente o grito que gera medo, os neurônios no cérebro das crianças experimentam mais rapidamente a morte.
Se sim, o que vai acontecer com seu filho? A desconexão dos neurônios no cérebro da criança que causam distúrbios nos neurônios fará com que a criança fique em alerta o tempo todo o que é um grande passo para a ansiedade, depressão no futuro.
A parte do cérebro da criança que cresce primeiro é a parte associada à emoção. Aqui vão algumas consequências do GRITAR constantemente com a criança.
1. Tomada de decisão difícil
As crianças que vivemciam o grito como forma de para- las pelos pais tendem a ter mais medo. Isso faz com que a criança sempre hesite em tomar uma decisão ou fazer algo. Seu filho tem medo de agir, o que gera muita insegurança, muitos chegam a ter dificuldade até mesmo de fazer simples escolhas.
2. Falta de confiança
O medo que ele sente quando você grita com ele faz com que seu filho prefira ficar em silêncio. Eles relutam em tomar a iniciativa e não têm confiança em fazer algo por medo de serem repreendidos.
3. Dificuldade em receber informações
Esse tipo de medo pode fazer com que a junção do neurônio no cérebro de seu filho se rompa. A quebra dessas conexões afeta a facilidade de receber e armazenar as informações que recebem.
4. Difícil de planejar
Seu pequeno pode passar a hesitar em fazer um plano que dê certo. Eles se sentirão reprimidos por medo de serem repreendidos. As crianças tenderão a aceitar qualquer coisa que seus pais queiram porque não querem ouvir gritos.
Eu pessoalmente peço para os pais refletirem. O quanto vc está no automático, cumprindo a sua rotina, considerro essa a zona vermelha nossa seres humanos.
A zona verde é o SER, é olhar para vc e perguntar-se :” Como estou hoje?”, prestar atenção na temperatura do chá, café que você toma, do sabor, do cheiro.
O Fazer é obrigação, se torna repetitivo e chato. No casal a parceria é fundamental, antes de explodir com a criança onde VOMITAMOS tudo que não está legal, tudo que não deu certo, angústias, frustrações… e ajuda, ” Vai lá, me substitui antes que eu exploda”.
Aprenda a sair de cena, antes de explodir saia do local, respire, tome um copo de aguá, já é o suficiente para você pensar, você diminuir a explosão se não não conseguir o controle do gritar, procure ajuda.
Por Eneida Souza @eueneidasouz