Quando os pais recebem um diagnóstico de uma necessidade especial no filho, de uma síndrome, eles não têm espaço para processar as emoções que acompanham o diagnóstico.
A racionalidade antecipa, começam a ler, pesquisar, a maratona de médicos e terapeutas. Respirem, a necessidade especial do seu filho não define quem ele é.
É fundamental procurar apoio, espaço de escuta, expor suas preocupações medos, inseguranças e limites. Aos poucos vocês vão encontrar significado nas partes mais desafiadoras da jornada parental. Vão compreender que os pensamentos influenciam as emoções.
Aos poucos passam a assumir o controle de seus pensamentos para estabelecer uma nova mentalidade. Passam a compreender e criar metas para vocês e seu filho.
Quando penso nas instruções que a aeromoça passa antes de decolar o avião, faço um paralelo com vocês novos pais. É fundamental cuidar de vocês para que cuidem do filho.
Sabemos que o caminho é longo, mas é longo para todos. Utilizem o auto cuidado, conte com a ajuda de todos ao redor de vocês, não se esqueça para viver a vida do filho.
Você não estão sozinhos!!
Contem comigo. Por Eneida Souza @eueneida Souza
Aqui deixo um texto para vocês refletirem:
A beleza imperfeita
” Beleza.
A definição de beleza é uma combinação de qualidades, como forma, cor ou forma, que agrada aos sentidos estéticos, principalmente à visão. Vamos fazer uma pausa aqui… todos nós somos treinados para pensar que a beleza é uma versão da perfeição, mas honestamente quem disse que a beleza é perfeita? Pense sobre isso. Esta definição fala de uma combinação de qualidades, não de um determinado molde ou design do que se deve parecer, agir ou sentir. Quem disse que a beleza é encontrada em ser como todo mundo? Quero dizer, está bem ali, na definição, escrito para nós. Considere o caminho único em que você está e as diferenças que compõem quem você é.
Se não fosse pelo bagunçado, como você poderia ver o limpo?
Se não fosse pelo difícil, como você poderia saber quando era fácil?
E o mais importante, se não fossem as imperfeições que compõem nossos momentos e nossos dias, como poderíamos realmente ver a beleza?
A beleza é encontrada na cura.
A beleza é encontrada nas coisas que nos tornam diferentes.
A beleza está nos pequenos e ternos momentos que nos definem e nos aproximam de quem amamos.
A beleza também está nos desafios que nos ajudam a crescer e melhorar. Talvez não seja o resultado final tanto quanto o processo.
A beleza é encontrada no mundano.
No silêncio.
No alto.
Na calma.
No caos.
Às vezes, ficamos presos na rotina do dia-a-dia e nas expectativas que criamos para nós mesmos e, de alguma forma, esquecemos que estamos vivendo em nossas memórias futuras. A verdadeira pergunta que devemos fazer é …”o que sobre este dia vai importar mais quando eu refletir sobre isso?” Poderia ser o abraço pegajoso que recebi da minha criança exigente quando a coloquei no assento do carro que terminou em um doce “eu te amo” ou talvez o encorajamento que senti quando minha música favorita tocou enquanto eu estava preso no trânsito? Essas são as coisas de que são feitas as belas memórias, não o trivial ou a rotina. Abrace o caos.
Se olharmos para os momentos que compõem nossas memórias mais preciosas, não são os momentos perfeitos que vêm à mente, são os muitos detalhes imperfeitos que compõem nossas diferenças, nossas imperfeições inacreditáveis e altamente valiosas que são tão belas.
Imperfeito. Apenas bonita. Abrace o confuso, o pegajoso e o real. Por Cheri Kimbel
Há uma razão para que, quando um avião está prestes a decolar, o comissário de bordo o instrui, no caso de pressão na cabine reduzida, que você deve colocar sua própria máscara antes de ajudar os outros. Quero dizer, isso diz tudo… se você não consegue respirar, como você pode ajudar aqueles ao seu redor, aqueles que mais precisam de você?
Cuidar dos outros só pode ser bem feito se você priorizar o seu próprio autocuidado. Imagine um jarro cheio de água… uma vez que se foi, se foi. Não há mais nada para dar. Assim como as últimas gotas são esvaziadas, sua energia, paciência e autocontrole também podem se esgotar se você não se permitir reabastecer. Quando você pensa assim, deve ser fácil colocar ênfase em cuidar de si mesmo primeiro. Então por que é tão difícil?
Você pode pensar que não há tempo suficiente no seu dia, então você tem que se dar permissão para tirar uma hora para se exercitar.
Você pode pensar que nunca há nada a mais, então você tem que se dar permissão para ir em frente e gastar um pouco de dinheiro consigo mesmo – um deleite muito necessário pode revigorar você mais do que você imagina – você merece!
Você pode sentir que não tem energia suficiente, então dê a si mesmo permissão para dizer aos seus filhos que você precisa de um intervalo de 15 minutos.
Você pode sentir que não tem apoio suficiente, então agende um almoço com um amigo ou dê a si mesmo (e ao seu parceiro) permissão para marcar uma noite inegociável para se reconectar e reabrir a comunicação que ficou obsoleta.
Se uma panela de água estiver fervendo e a pressão não diminuir ou o calor diminuir, ela escapará por cima. Quando você está no ponto de ebulição, você tem permissão para se dar o espaço necessário para diminuir a pressão. Caso contrário, você terá uma grande bagunça para limpar. Mostre-se algum AMOR. Seus entes queridos serão melhores por isso.
Respire fundo e pense no que faz você sorrir… o que faz você se sentir revigorado e, em seguida, DÊ A SI MESMO PERMISSÃO – almoce com amigos, leia aquele livro ou assista aquele filme… dia inteiro e toda a sua perspectiva.
Cuide-se para que o seu melhor cuide de quem você ama.
É simples assim.
É tão importante.
DÊ A SI MESMO PERMISSÃO. “