As crianças de hoje são “tech-savvy“. A maioria deles sabe mais sobre eletrônica do que os adultos. Os pais precisam se manter atualizados sobre os aplicativos, jogos, plataformas de mídia social e tendências mais recentes.
Por exemplo, você não pode ensinar seu filho sobre os riscos das mídias sociais a menos que você mesmo entenda os perigos. Da mesma forma, você não poderá impedi-los de consumir certos tipos de mídia (como desenhos, videogames violentos) se não entender como essas formas de mídia são classificadas.
Crie “Zonas Livres de Tecnologia”
Estabeleça zonas em sua casa onde os eletrônicos simplesmente não sejam permitidos – sejam telefones celulares, videogames portáteis ou laptops. 3 Um exemplo é a sala de jantar ou cozinha da sua casa, que você pode manter reservada para refeições e conversas em família.
Separe Tempos para Desconectar
Reserve momentos para toda a sua família se desconectar de seus dispositivos tecnológicos. 3 Hora do jantar ou uma hora antes de dormir são dois exemplos. Quando todos concordam em deixar de lado seus dispositivos, isso dá à sua família a oportunidade de passar um tempo pensativo e de qualidade juntos.
Reflita sempre “Estou dando eletrônico pq meu filho precisa? É o momento? Ou ” Eu adulto preciso de tempo, preciso de espaço ?”
Não cabe dizer para a criança ” Estou trabalhando no celular”. Preservar o espaço da família é fundamental, seja a copa, a sala incluindo nos quartos.
Por Eneida Souza
@eueneidasouza