Durante os atendimentos é muito comum os pais perguntarem, qual a diferença entre amamentação e aleitamento materno? O conceito de amamentação, é o ato da mãe dar a mama e o bebe mamãe direto .

Já por aleitamento materno entende-se todas as formas de dar o leite materno ao bebê. Usamos o termo aleitamento materno também para definir as políticas, campanhas, apoio, incentivos a essa pratica.

Independente da definição o mais importante é que as duas formas de oferecer o leite materno, são exclusivos.

Tanto a amamentação quanto o aleitamento materno, não são fáceis de estabelecer e manter a produção, requer informação, auxilio, dedicação e incentivo. Para as mães que por algum motivo não podem amamentar seu bebe, elas extraem leite materno manualmente, com um bom extrator manual ou elétrico e podem continuar oferecendo o leite ao bebê.

Para a mãe, pai e família, continuar oferecendo o leite materno é muito importante por fatores físico e emocional e econômicos. Para auxiliar produção deixo aqui algumas dicas.

É fundamental amamentar ou extrair o leite materno pelo menos a cada três horas, manter uma boa alimentação, principalmente entre o almoço e o jantar onde facilmente a mãe esquece de come, coincidentemente é o período que a nossa produção de leite despenca, ingerir pelo menos 3 l de liquido nas 24hs, sempre que possível descanse. Para as mãe que estão longe do seu bebe e precisam manter a produção do leite, escolha um bom extrator elétrico, um ambiente tranquilo, coloque uma foto do bebe onde você possa ficar olhando para ele.

Massageie as mamas antes de ordenhar, durante a ordenha interrompa algumas vezes e volte a massagear as mamas. Alterne, extrair um pouco de leite com o uso das mãos e em seguida use o extrator. Se tiver dúvidas escreva para nós, estaremos com você nessa grande jornada. 

Eneida Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.