Os brinquedos são importantes aliados no processo de aprendizagem das crianças, em especial as crianças que apresentam necessidades especiais.
Através do brincar, a criança desenvolve aspectos importantes para a formação da personalidade, aprende a experimentar situações, organiza suas emoções, processa informações, constrói autonomia de ação, porém cada criança é única, tem o tempo dela.
O brinquedo a ser utilizado pela criança com necessidades especiais, não é diferente de um brinquedo utilizado por qualquer outra criança.
Os brinquedos não são especiais, mas o momento de seleção deles é de extrema importância.
O ideal é que a seleção seja realizada de acordo com o nível de desenvolvimento motor e cognitivo da criança.
Segundo pesquisadores, nem sempre a idade sugerida na embalagem do brinquedo condiz com a capacidade motora e cognitiva da criança.
Olhe, avalie e planeje de forma bem coerente, não sobre aquilo que você gostaria que a criança brincasse, que ela já conseguisse interagir, mas, sobre o que ela é capaz, como se fosse o subir de uma escada, degrau por degrau, muitas vezes é preciso descer um degrau para subir 2 ou 3.
Atingindo o objetivo que um determinado brinquedo propõe bem como desenvolver a capacidade motora.
A participação dos pais é fundamental, visto que eles apresentam a elas o complexo mundo das brincadeiras, levando a explorar o brinquedo da melhor forma possível.
A magia do brincar e do brinquedo exige envolvimento. Leve a sua criança interior a brincar com o seu filho. Observe cada movimento, cada olhar, cada conquista.
Por Eneida Souza @eueneidasouza