Sobre Nós

Downloads

Flores e plantas lindas mas extremamente toxicas para crianças e pets

Compartilhe esse post

0800 014 8110 – CEATOX – Centro de Assistência Toxicológica (para qualquer tipo de intoxicação) Na dúvida LIGUE!!! Tenha esse número salvo no seu celular, da baba e familiares que cuidam da criança.

Correr e brincar ao ar livre é uma experiência incrível para os pequenos e pets. Mas precisamos conhecer o local e também saber quais as plantas mais comuns de jardins que são extremamente tóxicas para eles. 

É muito comum escolhermos plantas para a nossa casa que sobreviva a sombra no caso de apartamentos, que dê flores que combine com as outras plantas ou mesmo uma planta que não precisa de água com frequência.

Conversando com um florista ele disse que são raras as pessoas que perguntam: “Quais plantas posso colocar no meu apartamento, tendo em vista que não tenha risco para criança e pet?”

As crianças adoram dar uma florzinha para nós mães, mas muitas dessas flores são tóxicas para os nossos pequenos. 

Algumas plantas comuns em muitas casas e espaços ajardinados, podem causar problemas às crianças e aos animais de estimação, quando ingeridas ou até mesmo por simples contato, pelo que se exigem alguns cuidados preventivos.

A sua toxicidade deve-se, por norma, à presença de princípios ativos que podem causar intoxicações por ingestão ou irritações na pele pelo manuseamento. Daí a importância de as conhecer e identificar para prevenir eventuais problemas de toxicidade futura.

Se tiver crianças muito jovens, é conveniente retirar as plantas ou vedar o acesso a elas. É importante transmitir aos mais novos a importância de não utilizarem as plantas como alimento ou até mesmo como brinquedo.

Não coma frutos, raízes ou folhas de plantas que não conhece e ensine-os a fazer o mesmo. Utilize luvas quando manusear plantas tóxicas. Ao podar plantas que libertam látex, este líquido de aspeto leitoso, ao entrar em contato com a pele, pode provocar irritações cutâneas e oculares.

No caso de possuir animais de estimação e não poder mudar a posição das plantas, aplique um repelente de animais, que encontra facilmente nas lojas da especialidade.

Deve aplicar este produto junto às plantas tóxicas, na parte exterior, seguindo as instruções. Este gesto preventivo irá manter os seus amigos de quatro patas longe, sem qualquer perigo para a sua saúde.

No interior da sua casa, evite o acesso direto às plantas por parte do seu animal de estimação. Os animais que estão muito tempo sozinhos num espaço tendem a distrair-se com plantas e podem mesmo ingeri-las, pelo que este gesto preventivo se reveste de grande importância.

Por outro lado, os animais que tenham carência de água procuram, por vezes plantas, que tenham sido regadas e acabam ingerindo as folhas. Em caso de acidente, guarde a planta e procure assistência médica ou veterinária. 

Estas são algumas das plantas que poderão ser prejudiciais. Conheça as partes tóxicas e os sintomas:

“É muito importante quando há uma possível ingestão que os pais levem a criança a um pronto atendimento o mais rápido possível e leve a planta ou parte dela para que o médico consiga avaliar se há algum risco e como deve proceder com o tratamento clínico. Caso não seja possível levar a um serviço de saúde é importante ligar para o 0800 014 8110 – CEATOX, para os familiares receberem as orientações iniciais e se há realmente algum risco”, explica.

Na dúvida ou suspeita de ingestão da planta, leve a criança ao médico. Caso não tenha certeza se houve a ingestão e a criança apresenta bom estado geral (nenhuma alteração sintomática), é recomendado deixar a criança em pausa alimentar por duas horas e em observação dos responsáveis. Um dado importante: caso haja alguma ingestão “não dar leite” pois os sintomas podem piorar ou iniciar uma náusea em uma criança que iria permanecer com um quadro assintomático. Fornecer leite após ingestão de algum agente tóxico é uma crença popular brasileira, totalmente contraindicada por nosso centro e infelizmente muito realizada até hoje

– As folhas e frutos da hera são tóxicos. Tenha atenção a sintomas como irritação estomacal, diarreia e/ou dificuldades respiratórias. Nos casos mais graves, pode levar ao coma. A foto abaixo é apenas 1 delas, há vários tipos de heras:

– As folhas e frutos da lantana, gênero com cerca de 530 espécies de plantas perenes originárias da Índia, também são tóxicos e podem conduzir a sintomas como fraqueza e diarreia com sangue. A imagem é apenas uma delas.

– O caroço das sementes de teixo também pode ser prejudicial e manifestar-se em sintomas como problemas cardíacos, estomacais e respiratórios. E a cor e formato atraí.

– Os bolbos de narcisos podem provocar náuseas, vómitos e tremores. Também são comuns os casos de dermatite de contacto.

– A azálea, sobretudo as suas folhas, também faz parte da lista de plantas tóxicas. Pode causar vómitos, diarreia, hiper salivação, fraqueza, hipotensão e, nos casos mais graves, colapso cárdio-vascular. Tão comum nas ruas e jardins!!!

– O loendro também pode ser prejudicial para os animais e para as crianças, podendo provocar vómitos, tonturas, pulso fraco e sonolência. Muito comum nas ruas e jardins.

– As folhas e caules das margaridas são as partes mais tóxicas desta espécie e podem conduzir a sintomas como irritação cutânea e comichão. A famosa bem me quer mal me quer!!

– O antúrio, planta muito comum nos jardins, possui troncos e folhas tóxicas. Pode provocar uma sensação de ardor na boca e dificuldades em engolir. Muito comum em jardins e decoração de festas.

– Apesar da sua beleza, a hortênsia possui folhas e gomos tóxicos que podem gerar náuseas, irritação na pele, dor abdominal e suores. Lindas mas extremamente toxicas.

– A begonia, que tem no tubérculo a sua parte mais tóxica, pode provocar irritação da boca, língua e lábios, dificuldade em engolir e sensação intensa de queimadura. Comum dar de presente.

– A diefenbáquia, também conhecida como comigo-ninguém-pode, espada de São Jorge, podem causar edema da glote e asfixias e também irritação da língua e da garganta bem como dificuldades em engolir. O contato com os olhos pode provocar irritação e, nos casos piores, lesões na córnea. Muito comum termos em casa.

– A dracaena também integra a lista, sobretudo as suas folhas. Pode causar vómitos, depressão, anorexia, hipersalivação e pupilas dilatadas, no caso dos gatos.

Referencia Bibliografica

Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas, Centro de Informação Científica e Tecnológica, Fundação Oswaldo Cruz. Estatística anual de casos de intoxicação e envenenamento. Brasil, 2010. http://www.fiocruz.br/sinitox (acessado em 06/Jul/2013).

Quer Mais ?

Rotina Infantil

Enxoval é vestir sonhos!!

Pensar no enxoval do bebê é sonhar com cores, com a construção de um lugarlindo acolhedor. Quando entremos em uma loja e escolhemos algo e levamospara

Entre em contato

Endereço: Avenida Doutor Chucri Zaidan, 940 3º Andar Torre 2

Telefone: 11 99942-2897

E-mail: mamyaqui@gmail.com.br

Novo Canal Youtube

Desenvolvido por Loads

Entre em contato

Endereço: Avenida Doutor Chucri Zaidan, 940 3º Andar Torre 2

Telefone: 11 99942-2897

E-mail: mamyaqui@gmail.com.br

Novo Canal Youtube

Desenvolvido por Loads