Sim, todos os bebês falam assim que nascem, já na sala de parto o bebê choram para dizer, cheguei!! Papais, sejam bem vindos ao universo da comunicação do bebê, e te convido a viajar comigo.

Saber quais são as formas que o bebê usa para se comunicar é fundamental para entender e atende-lo. Acredito que esse é o primeiro desafio para vocês pais, não tem livro, manual ou curso que nos ensine sobre esse universo da linguagem do bebê. Nós pais somo os professores e modelos de comunicadores mas seremos alunos também quando aprendemos a entender e atende-los.

Sabemos que o bebê ao nascer ouvem como a gente, então atenção a sons altos, muita fala, e linguagem que foge muito a realidade do tipo- Quando usamos o diminutivo exageradamente, dois trabalhos, ensinar e corrigir depois. Ao conversar preste atenção à resposta do bebê, muitas vezes, bem sutil como, arregalar ou movimentar os olhos, a boca, partes do corpo, é a forma que ele responde a você.

O bebê também se comunica através do choro, dos barulhinhos, dos movimentos, das caretas, das imitações. Quando o bebê chora precisamos entender que não é sofrimento, é o bebê dizendo, papai, mamãe quero, colo, estou com fome, sono, irritado, algo me incomoda, minha fralda esta suja incomoda, e vamos por eliminatórias. Logo mais passamos a ouvir o choro e associar as tentativas que fizemos e conseguimos atendê-lo. Pronto comunicação estabelecida.

No entanto aqui vão algumas dicas importantes desde os primeiros dias :

Mas não são necessários aplicativos, eletrônicos ou outras ferramentas especiais para aproveitar ao máximo esse momento crucial. Suas interações diárias com o bebê ajudam a construir seu cérebro e controle um desenvolvimento cognitivo e emocional saldável.

Por Eneida Souza Terapeuta de Família Casal e Individual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.