Criar e educar filhos não é tarefa fácil, alias, nada fácil. Começamos pelo primeiro ano do bebê onde do 0-365 dias ele nasce, aprende a se comunicar e ser atendido nas suas necessidades, aprende a mamar que tarefa árdua, senta aprende a comer, aprende a dormir, engatinha e anda na maioria. Como trabalhou esse serzinho!!!
E isso é só o começo, há outros desafios pela frente. A máquina denominada cérebro se desenvolve em alta velocidade, mas demora muito para amadurecer. Saber como o cérebro se desenvolve e amadurece nos dá subsídios que nos obrigar a criar mecanismos de auto controle, aumentar o nível de paciência e quando perceber que não estão dando conta, acionar o botão de ajuda.
Responsável pela autoregulação emocional, controle da razão, impulsos, empatia, modulação do comportamento social. As dificuldades da criança, podem estar associadas às dificuldades em atender ao “não” e derivadas do processo matura
Bem vindos ao primeiro grande desafia 2-4 anos de vida onde a criança percebe o mundo além dela, ela testa os limites sem saber deles, ela usa o recurso que tem para conseguir realizar algo. Não sabe diferenciar o Sim do Não e não sabe identificar, diferenciar e se auto regular quando se trata de sentimentos. Precisamos ajudá-los, mas como? Somos adultos e precisamos vê-los como criança.
É preciso estimular autonomia, ter rotina não só do comer, dormir e banho, precisam de rotina de atividades, a previsibilidade diminui ansiedade do que vem pela frente. Isso são condições esperadas que nós pais precisamos estimular dia a pós dia.
Outra coisa, o meu tempo não é o tempo da criança. Vamos pegar o exemplo do se vestir, a criança precisa do tempo dela para se vestir para ir para a escola, se eu adulto acordei atrasado tenho que ter consciência disso e não exigir que a criança corra, acelere o se vestir, não vão conseguir, você se irrita e a criança se frustra!!!
Outro exemplo a criança come sozinha no tempo dela, olha que aprender a levar a colher à boca não é nada fácil, você com pressa pega a colher da criança é passa a dar na boca porque esta demorando, você está com pressa, a criança fica confusa, mensagem dupla.
E olha que tem outras fases desafiadoras, pré adolescência e adolescência. Uma diga é acolher, entender que o seu tempo não é o tempo da criança, entender que eles não se auto regulam, o córtex frontal amadurece até 25 anos.
Se estiver diante de uma situação completamente descontrolada da criança, sente no chão você fica numa altura próxima a da criança e fique alí, observe, não fale, fique olhando para ela, pode demorar, sim, a adrenalina
e cortisol precisam baixar. Você vai perceber que vai diminuir, aos poucos acalmar, ofereça água, quando cessar abra os braços, pergunte se a criança quer vir no abraço, acolha, de carinho. É fácil? Claro que não mas serve de aprendizado para todos, aprendizado respeitoso, acolhedor, seguro.
Por Eneida Souza @eueneidasouza