Os bebês precisam dormir para crescer e se desenvolver bem. Muito importante pararmos para pensar a onde o bebê se desenvolveu e onde ele está após o nascimento. Pensar sobre isso é fundamental para que não criemos expectativas sobre dormir a noite toda, quando criamos essa expectativa estamos sendo egoístas e pensando somente no nosso descanso, na nossa necessidade de dormir.
Mas não é assim, o bebê precisa de tempo para se adaptar a esse novo ambiente, e tudo mais. É o que chamamos de extero gestação, o bebê precisa continuar a ser gestado fora do útero, propiciar um ambiente semelhante ao útero e ir fazendo a transição aos poucos, parece ser um bom caminho.
Como nós adultos chegamos a um país com fuso horário completamente diferente do nosso, quanto tempo levamos para nos adaptar, não podemos esquecer que já somos maduros, com vários recursos para nos adaptar, os bebês estão chegando agora de um ambiente onde não tinham horário para dormir. As as necessidades de sono dos bebês variam, assim como as necessidades de sono de crianças mais velhas e adultos.
Seu bebê pode estar indo bem com mais ou menos sono do que outros bebês da mesma idade. Evite comparar, cada bebê é único. O humor e o bem-estar do seu bebê costumam ser um bom guia para saber se ele está dormindo o suficiente.
Se o seu bebê é:
• acordados e irritados, eles podem precisar de mais sono.
• acordados e contentes, eles provavelmente estão dormindo o suficiente.
Como o sono do bebê muda de 2 a 12 meses. À medida que os meses passam, os bebês:
• dormem menos durante o dia
• estão acordados por mais tempo entre os cochilos
• O sono noturno fica cada vez mais longos e acordam menos à noite
• precisam de menos sono em geral.
2-3 meses: o que esperar do sono do bebê?
Nessa idade, os bebês dormem intermitentemente durante o dia e a noite. A maioria dos bebês dorme de 14 a 17 horas a cada 24 horas.
Bebês pequenos dormem em ciclos que duram 50-60 minutos . Em bebês pequenos, cada ciclo é composto de sono ativo e sono tranquilo. Os bebês se movem e emitem sons durante o sono ativo e dormem profundamente durante o sono tranquilo.
No final de cada ciclo, os bebês acordam um pouco. Eles podem emitir sons ou chorar. Eles podem precisar de ajuda para se preparar para o próximo ciclo de sono.
Aos 2-3 meses, os bebês começam a desenvolver padrões de sono noturno e diurno . Isso significa que eles tendem a começar a dormir mais durante a noite.
Por volta dos 3 meses: o que esperar do sono do bebê ?
Os bebês continuam desenvolvendo padrões de sono noturnos e diurnos. Seus ciclos de sono consistem em:
• sono leve, quando o bebê acorda facilmente
• sono profundo, quando o bebê está dormindo profundamente e muito quieto
• sono dos sonhos, quando o bebê está sonhando.
Os ciclos de sono também ficam mais longos, o que pode significar menos vigília e acomodação durante o sono. Nessa idade, alguns bebês podem dormir regularmente por mais tempo à noite – por exemplo, 4-5 horas.
A maioria dos bebês ainda dorme de 14 a 17 horas a cada 24 horas.
3-6 meses: o que esperar do sono do bebê ?
Nessa idade, a maioria dos bebês dorme de 12 a 15 horas a cada 24 horas.
Os bebês podem começar a se mover em direção a um padrão de 2-3 sonos diurnos de até duas horas cada.
E o sono noturno fica mais longo nessa idade. Por exemplo, alguns bebês podem ter longos sonos de seis horas à noite quando chegam aos seis meses de idade.
Mas você pode esperar que seu bebê ainda acorde pelo menos uma vez por noite.
6-12 meses: o que esperar do sono do bebê ?
Os bebês dormem menos à medida que envelhecem. Quando seu bebê tiver um ano de idade, ele provavelmente dormirá de 11 a 14 horas a cada 24 horas.
Durma durante a noite. A partir dos seis meses, a maioria dos bebês dorme mais à noite.
Nessa idade, os ciclos de sono do bebê estão mais próximos do sono dos adultos – o que significa menos despertares noturnos. Portanto, seu bebê pode não acordá-la durante a noite ou acordar com menos frequência.
Mas muitos bebês acordam durante a noite e precisam de um adulto para acalmá-los. Alguns bebês fazem isso 3-4 vezes por noite.
Durma durante o dia.Nessa idade, a maioria dos bebês ainda tira 2 a 3 sonecas durante o dia, que duram entre 30 minutos e 2 horas.
6-12 meses: outros desenvolvimentos que afetam o sono
Por volta dos seis meses, os bebês desenvolvem muitas novas habilidades que podem afetar seu sono ou torná-los mais difíceis de resolver:
• Os bebês aprendem a se manter acordados , principalmente se algo interessante estiver acontecendo ou se estiverem em um local com muita luz e barulho .
• Resolver dificuldades pode acontecer ao mesmo tempo que engatinhar . Você pode notar que os hábitos de sono do seu bebê mudam quando ele começa a se mexer mais. São muitos desafios a ser enfrentados
• Os bebês aprendem que as coisas existem, mesmo quando estão fora de vista. Agora que seu bebê sabe que você existe quando você sai do quarto, ele pode ligar ou chorar por você.
• Ansiedade de separação é quando os bebês ficam chateados porque você não está por perto. Isso pode significar que seu bebê não quer dormir e acorda com mais frequência durante a noite. À medida que os bebês amadurecem, eles gradualmente superam essa preocupação.
• Importante entender que a qualidade do sono noturno da criança depende do dia que a criança teve. Se o dia foi muito agitado, muito cheio de atividades, pode esperar vai ser um samba a noite. Assim como crianças acim de 4-5 meses que não tem rotina de cuidados e atividades, tem mais dificuldade de estabelecer um padrão de sono noturno. A rotina cria a previsibilidade do que vai acontecer, isso diminui a ansiedade, expectativa do que vai ser feito com ele.
6-12 meses: alimentação noturna
De acordo com a conduta do pediatra ele vai orientar vocês quando o bebê não precisa mais mamar a noite, por ter atingido o pêso adequado. Mas se você se sentir confortável em alimentar seu bebê durante a noite, não há pressa em eliminar gradualmente as mamadas noturnas.
Você pode escolher o que funciona melhor para você e seu bebê.
Preocupações com o sono do bebê
Se você está preocupado com o sono do seu bebê , pode ser uma boa ideia acompanhar o sono do seu bebê por uma semana ou mais. Isso pode ajudá-lo a obter uma imagem clara do que está acontecendo.
Você pode fazer isso desenhando um gráfico simples com colunas para cada dia da semana. Divida os dias em blocos de horas e pinte os intervalos quando seu bebê estiver dormindo. Mantenha seu gráfico por 5-7 dias.
Depois de concluído, o gráfico informará coisas como:
• quando e quanto seu bebê está dormindo
• quantas vezes seu bebê está acordando durante a noite
• quanto tempo seu bebê está demorando para se acomodar depois de acordar.
Você também pode registrar como tentou faze lo voltar a dormir, e o que funcionou ou não.
Então você pode comparar as informações em seu gráfico com as informações gerais sobre as necessidades de sono do bebê acima:
• Como seu filho se compara a outros bebês da mesma idade? Se seu bebê estiver acordado e grisalho e dormir muito menos do que os outros, ele pode precisar de mais oportunidades para dormir.
• Quantas vezes seu bebê com mais de seis meses acorda durante a noite? Se for 3-4 vezes por noite ou mais, você pode estar se sentindo muito cansado. Você pode querer pensar em eliminar gradualmente alguns dos hábitos de sono do seu bebê .
Sempre converse primeiro com o pediatra do seu filho antes de pensar em chamar algum profissional. O bebê é único, precisa ser visto dentro de um co texto amplo, e ninguém melhor que o pediatra para vcs conversarem.
Como os padrões de sono do bebê afetam os adultos ?
Bebês e adultos precisam dormir para o bem-estar, mas os bebês dormem de maneira diferente dos adultos. A maioria dos pais de bebês com menos de seis meses de idade se levanta à noite para alimentar e acalmar seus bebês. Para muitos, isso continua depois de seis meses.
Alguns pais concordam em acordar muito à noite, desde que tenham apoio suficiente e possam recuperar o sono em outros momentos. Para outros, levantar-se durante a noite a longo prazo tem um efeito sério sobre eles e suas vidas familiares.
A qualidade do seu sono pode afetar sua saúde e seu humor. Estar exausto pode dificultar a atenção positiva do bebê durante o dia. E seu relacionamento com seu bebê e o tempo e a atenção que você dá ao bebê durante o dia podem afetar a qualidade e a quantidade do sono do bebê.
Portanto, é importante que você obtenha ajuda da rede de apoio se não estiver dormindo o suficiente.
Existe uma forte ligação entre as dificuldades de sono do bebê e os sintomas de depressão pós-parto em mulheres e depressão pós-parto em homens . Mas o link parece não existe se os pais de bebês com dificuldades de sono estiverem dormindo o suficiente com ajuda da rede de apoio.
Por Eneida Souza @eueneidasouza