Ser pai e mãe é um desafio constante e o preparo emocional, o olhar para a relacao de casal, torna-se imprescindível para auxiliar os novos pais a encontrar estratégias para lidar com os conflitos que surgem ao longo do processo de transição da conjugalidade para a parentalidade.
As mudanças com a chegada do bebê são inúmeras, mas ninguém fala sobre este lado “escuro” da parentalidade, como a rotina intensa dos cuidados com o bebe, não poder dormir uma noite inteira, não ter mais tempo para fazer refeição juntos, ate mesmo conversar sobre outros assuntos sem ser filho, somado a irritabilidade, privação de sono estresse e atualmente home office onde o tempo continua a ter 24hs mas o espaço encolheu tudo junto e misturado.
Muitos casais, que com o nascimento do primeiro filho formam a mais nova fam’ilia, se perguntam : Por que nonguem fala sobre essas questões, essas mudanças na vida do casal? Assim, percebemos a importância de valorizar mais esse processo de transição, mostrando aos pais que a situação pela qual estão passando é de todos aqueles que optaram em ter filhos.
A terapia para casal auxilia a compreensão desse período, auxilia na transição, adaptação e sobre tudo a sua maior importância esta na prevenção. Se preparar durante a gestação para todas essas mudanças, eh fortalecer a vida em casal, para que não se percam dentro dos mais novos papeis de pai e de mãe.