Quando os bebês brincam, eles estão aprendendo. Eles se beneficiam de atos simples como emitir sons, balbuciar, bater palmas e as caretas que você faz para fazê-los rir.
Mas há um fator mais importante para o desenvolvimento global do bebê. Um bebê explora e dá sentido ao mundo ao seu redor através da brincadeira. Na verdade, a pesquisa mostrou que o brincar co. O bebê afeta tudo, desde habilidades físicas e vocabulário até resolução de problemas, criatividade, trabalho em equipe e empatia.
Então, como é o brincar? Com os bebês, é algo tão simples quanto pegar um objeto e segurá-lo ou falar com eles em vozes exageradas, caretas. Um estudo recente da Universidade de Paris descobriu que os bebês aprendem melhor quando estão rindo. É um sinal importante de que eles estão gostando da interação com um adulto.
Claro que brincar também é importante em outras idades. Quando criança, seu filho pode começar a organizar blocos ou carrinhos de brinquedo, o que acaba se transformando em escolhas, sequências. Isso permite que a criança desenvolva habilidades de pensamento, raciocínio e resolução de problemas.
Da próxima vez que você estiver brincando de esconde-esconde com seu bebê, escondendo o rosto atrás das mãos e surpreendendo-o com uma cara engraçada, saiba que está incentivando o desenvolvimento cognitivo dele. Os pais devem incentivar todos os tipos de brincadeiras e não se esqueça de participar da diversão, esqueça do celular e mergulhe de corpo e alma. Você pode achar que parece bobo, mas está expandindo o aprendizado de seu filho.