Quando falamos de pré natal é comum pensarmos na gestante, e o parceiro que vai ser pai? Sim, precisamos falar sobre esse espaço, o pré natal do pai, afinal ele vai passar a desenvolver outro papel também, tem seus medos, angústias, insegurança. E nada melhor que as consultas de rotina na gestação, ter espaço para ele. Além disso, o pré-natal do pai tem como objetivo ajudá-lo a se adaptar à paternidade desde o início da gestação.
O pré-natal masculino existe na atenção básica por iniciativa do Ministério da Saúde, mas ainda não são todos os profissionais que estão familiarizados com o programa. ser realizados e dicas para o homem que se prepara para ser pai. Confira!
Quando o homem deve começar seu pré-natal?
Assim como as mulheres, o ideal é que o homem procure um médico assim que tiver o desejo de ter filhos. Isto porque algumas doenças paternas possuem relação comprovada com a saúde dos bebês. Algumas das doenças, obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão e tabagismo. Inclusive pode se pedir alguns exames para o futuro pai.
Como o pai pode se envolver no pré-natal da família?
O envolvimento do pai durante o pré-natal é importante para aproximar o casal, que logo enfrentará uma fase desafiadora, saber como ambos estão envolvidos na gestação . Prepara ambos para o pós-parto, que é bastante desafiador, desconhecido por ambos, que pode ser um momento de turbulência devido às oscilações hormonais, alterações no sono… O pré-natal do pai também estimula o homem na participação nos cuidados com o bebê”, e principalmente na amamentação.
Dicas para um pai que vai nascer
Estude sobre cada fase da gestação e saiba como aliviar os seus desconfortos.
Acompanhe as consultas e os exames e tire dúvidas com a equipe médica. Perceba os desconfortos da grávida e não espere que ela peça ajuda;
– Seja parceiro na dieta da gestante.;
– Prepare-se para o grande momento: o parto!
_ Façam o Plano de Parto juntos e leve mês a mês as consultas discutam com o obstetra de vocês
Estar bem informado sobre cada etapa é a melhor forma de se sentir seguro e passar a tranquilidade que a mulher tanto precisa nesse momento. O seu papel será tão importante que até existe a lei do acompanhante para garantir que você esteja lá!
– Estude sobre sinais de baby blues e depressão pós-parto.
O puerpério é um momento de grande fragilidade para muitas mães. Saiba identificar quando ela precisa de ajuda de um profissional.
– Estude a amamentação. Lembre-se o cognitivo da mãe tem alteração ela precisa que alguém esteja do lado dela para lembrar o que fazer para evitar complicações.
– Forme sua tribo com amigos, amigos do trabalho com filhos para trocar experiências. Por Eneida Souza @eueneidasouza