Os primeiros sapatinhos quase servem de chaveiro depois, lindos mas servem de acessório pois o bebê não anda. Ao dar os primeiros passos precisamos ter um olhar cuidadoso.
Começou a dar os primeiros passos é preciso investir num bom sapato que consiga proteger os pés sem causar danos ou deformidades e que podem até mesmo ajudar o bebê a andar.
As vezes nos questionamos, tão pequeno e tão caro, mas escolher um calçado pode ser apropriado e mais econômico no momento e no futuro.
Calçado errado é a causa de mais de 70 % das alterações e lesões ortopédicas em criança com 7 anos de idade.
Sendo assim escolher o calçado de acordo com a idade e etapa do desenvolvimento do bebê é importante para o seu crescimento adequado e para a prevenção de problemas de coluna, postura e pés, sendo recomendado que o pediatra seja consultado em caso de dúvidas ou presença de sintomas que indiquem alteração na caminhada do bebê.
Idade entre 0 a 6 meses
Nessa etapa de desenvolvimento, os sapatos não são necessários, já que o bebê não começou a caminhar, podendo o bebê usar meias sem costura. No entanto, tanto a meia quanto o sapato devem ter como objetivo proteger os pés do frio, pancadas e umidade. Os sapatos para essa idade devem ser:
- De material flexível;
- Com fecho de velcro;
- Interior macio e sem costuras;
- Com sola de tecido, liso e macio.
O sapato para criança de 0 a 6 meses deve ter uma ponta redonda ou quadrada e não deve ser muito apertado. Além disso, a parte de trás deve ser flexível e macia e ter uma elevação. Não use modelo crocs, chinelo de dedo mesmo preso atrás.
Idade entre 6 a 18 meses
Os sapatos para esta idade continuam sendo opcionais, no entanto o seu uso é recomendado para proteger os pés do bebê dos diferentes tipos de solo. As características dos sapatos seguem sendo as mesmas que na idade mencionada anteriormente, levando em
consideração que a parte traseira pode ser alta e sempre tendo atenção à maciez e flexibilidade dessa parte.
Idade entre 1 ano e meio a 3 anos
Nesta idade, o bebê já caminha com os dois pés e, por isso, é necessário mudar os sapatos, que devem:
- Ter ponta redonda ou quadrada com um reforço para proteger os dedos;
- Serem macio e flexível;
- Ter solado plano e, caso tenha alguma altura, esta deve ter entre 3 a 5 mm;
- Não ter costuras internas.A parte do sapato onde ele é preso, deve ser no peito do pé. Além disso, o material deve permitir a transpiração do pé para evitar a umidade.
Idade entre 4 e 7 anos
As crianças entre 4 a 7 anos tendem a brincar mais, correndo e saltando com maior frequência, por exemplo. Por isso, o sapato deve ter uma sola flexível de 5 a 10 mm de espessura e
que proporcione o amortecimento, além de que a altura deve ter entre 5 e 10 mm. O tipo de fechamento recomendado é do tipo velcro, para que seja mais fácil da criança tirar e colocar.
É importante que caso seja notado algum sinal de dor, mudança na forma de caminhar ou alterações no pé, o pediatra seja informado, pois assim é possível que seja indicado um calçado mais adequado à idade. Por Eneida Souza @eueneidasouza