A maternidade é um momento muito especial na vida do casal e da família. Muitos preparativos estão envolvidos no período da gestação, enxoval do bebê, da mãe e também do pai, decoração do quarto e as vezes envolve até mesmo troca de casa para acomodar a todos.

Pouco se preparam para um momento fundamental da gestação e pós parto que é a amamentação. Durante a gestação participar de cursos e ter consultoria em aleitamento materno é fundamental para o casal. Saber como ocorre o estabelecimento da amamentação e os primeiros dias em casa, trás tranquilidade e segurança para o casal.

A amamentação requer um aprendizado intenso entre mãe e bebê já nas primeiras horas de vida. Depois de estabelecida a amamentação isto é, o bebê já aprendeu a ordenhar o leite, a mãe já produz leite suficiente para o ganho de peso adequado do bebê entramos em outro momento. Retomar a vida de casal, sair para tomar um suco, um lanche, estar juntos ajuda muito na produção do leite.

Para esse momento temos um grande aliado um bom extrator manual ou elétrico para extrair leite e deixar para o bebê, algumas situações o extrator pode ser usado para estimulação, isto é, aumentar a produção do leite materno. Para extrair o leite, sempre depois das mamadas, temos que tomar alguns cuidados para que não ocorra contaminação, acondicionamento e conservação são muito importantes.

É necessário ter cuidado ao escolher o pote para acondicionar o leite, ele deve ser de vidro ou plástico com BPA free e internamente o plástico do pote não devem ter poros abertos para não reter nutrientes do leite materno. Para a retirada é necessário, lavar as mãos passar álcool gel, lugar tranquilo, não conversar ou usar celular durante a retirada do leite. O celular é um equipamento considerado sujo e as mãos devem estar limpas.

Potes para armazenamento esterilizados, pano limpo para preparar os potes e montar o extrator que deve também estar esterilizado, monte o extrator. Com as mãos lavadas massageie as mamas com movimentos circular, se a mama estiver muito cheia e sair pouco leite no extrator, massageie a mama, coloque 2 minutos de compressa quente cuidado com a temperatura para não queimar a pele e em seguida use o extratos, procure uma posição confortável.

No extrator manual coloque o na mama, o mamilo deve estar bem no centro do funil, a alça que faz a pressão você deve fazer 2 movimentos incompletos da alça e no terceiro movimento pressionar até o final e segurar por alguns segundos até o jato cessar. Para o extrator elétrico inicie com baixa pressão e aumente aos poucos, não é a pressão alta que aumenta a retirada do leite, é a frequência com que a bomba é usada por dia.Após a retirada do leite, com os devidos cuidados procurando manter a higiene,o leite deve ser: Para a conservação alguns cuidados também são importantes, anote na tampa do frasco a data e hora em que realizou a ordenha do leite, feche o frasco e guarde o frasco imediatamente no freezer.

Leite congelado pode ser estocado por 15 dias no freezes temperatura máx. -3C. Leite ordenhado e colocado na geladeira prateleira superior pode ser estocado por 12 hs em temperatura de 5 C. O leite não pode ser descongelado em micro-ondas, deve ser descongelado até atingir a temperatura neutra, nem quente nem frio, em banho maria com o fogo desligado ou torneira de água quente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.