Sobre Nós

Downloads

Como extrair o leite materno de forma segura e como o pai pode ajudar nesse processo?

Compartilhe esse post

A mulher-mãe tem participação cada vez maior no mercado de trabalho assim como a participação no orçamento doméstico. Para as mães que conseguiram estabelecer a amamentação, que é um grande desafio, o momento de retornar ao trabalho não é nada fácil.

É muito importante durante a gestação já conhecer a política de incentivo a amamentação que a sua empresa oferece como: sala própria para extração do leite, local para manter o leite refrigerado até o seu retorno a casa, intervalos para extração, se a empresa fornece pequenos lanches durante o período de trabalho. Obter essas informações tornará o momento de retorno ao trabalho um pouco mais tranquilo. 

É muito importante se preparar pelo menos um mês antes de retornar as atividades, pensar em quais os horários que você conseguirá extrair o leite, quais os horários quer você conseguirá amamentar, se você tem uma boa produção e observa que após amamentar ainda sobra leite, você pode extrair e armazenar para oferecer ao bebê durante a sua ausência. Hoje encontramos um outro cenário de retorno ao trabalho, muitas empresas estão adotando o home office, é comum as pessoas pensarem que será muito mais fácil continuar com a amamentação, mas não só a mãe, o parceiro também.

Alias conte muito com a participação do seu parceiro em todo o processo da amamentação o envolvimento dele te traz segurança, fortalece a parceria, ajuda na divisão de cuidados com o bebê, ele pode te auxiliar lavando e esterilizando todos os acessórios necessários para a extração, sem contar com o carinho e atenção.

Mas o trabalho em home office e amamentar não é tão fácil, as empresas passaram a usar recursos tecnológicos para controlar o tempo de trabalho online assim como horário de início e término da atividade, o número de reuniões por ser online aumentara e na sua maioria é necessário deixar a câmera ligada. O que dificulta a mãe em conciliar o trabalho home office com a amamentação. Serão necessárias novas regras voltadas para a amamentação em home office. Outro aspecto importante a ser levado em consideração é o tempo de permanência da mulher diante da tela, concentração, foco, provoca um cansaço diferente, não mais físico mas um cansaço mental o que pode influenciar muito na manutenção da produção de leite para as mães que amamentam em home office. A extração do leite ajuda muito nesse processo de retorno ao trabalho. Hoje contamos com excelentes extratores manual e elétrico.

O manual é eficiente, porém precisa de um tempo maior para extrair o leite. O elétrico é excelente, extrai de forma eficiente e mais rápido o que atende muito bem a mulher moderna que está sempre em busca de ganhar tempo para dar conta de tantas atividades. O extrator que usa algum tipo de bateria para funcionar não é eficiente por ter baixa pressão de extração assim como intervalos de pressão mais longos.

Pensando em descomplicar esse momento preparamos algumas dicas:

  • Escolher quo o instrumento que você vai usar para dar o leite ao bebê, fazer a adaptação, é comum alguns bebês demorarem semanas para aceitar uma mamadeira, para auxiliar nessa adaptação escolha uma mamadeira boco de base larga que se assemelhe ao peite, não troque bico na tentativa do bebê aceitar, o tempo de recusa aumenta.
  • Invista em um ótimo extrator de leiteEsterilizador para facilitar o seu dia a dia.
  • Organize os horários.
  • Deixe sempre pequenos lanchinhos de fácil acesso.
  • Potes para armazenamento do leite, para te auxiliar com praticidade e segurança, hoje contamos com copos de armazenamento que encaixa diretamente no extrator, ao terminar a extração é só tampar e levar ao freezes ou geladeira, atenção ao tempo de conservação.
  • Extraia o leite sempre após a mamada. Se o bebê mamou um único peito extraia o leite do outro peite. Se você não amamentou e vai extrair, extraia dos dois peitos.
  • Para extrair e manter o leite de forma segura, lave bem as mãos, passe álcool gel, prepare todo o material que será usado, deixe agua e algum lanchinho próximo.Álcool novamente nas mãos
  • Sente em local confortável, massageie as mamas, inicie a extração.
  • Proibido usar celular, eletrônicos durante a extração, os eletrônicos é um dos maiores veículos de contaminação.Não converse durante a extração para não emitir gotículas no ar.
  • Durante a extração ao perceber que parou de sair leite, desligue o extrator, massageie as mamas e volta a extrair.Acondicione o leite extraído em frasco próprio e leve ao freezer ou geladeira.

Segue as orientações para conservação do leite materno.

Orientação para conservação do leite materno

  • O leite materno ordenhado estocado no freezer com temperatura mínima de -3°C, pode ficar por um período máximo de 15 dias a partir da data da coleta
  • O leite materno ordenhado e colocado na geladeira, no fundo da primeira prateleira sem alimentos próximos, pode ficar por um período de até 12 horas, em temperatura máxima de 5 °C.  
  • Depois de descongelado, o leite humano deve ser mantido sob refrigeração, em temperatura máxima de 5 °C, por até 12 horas. 
  • Para descongelar o leite, em uma vasilha ferva a agua, apague o fogo,. Ao desligar o fogo, a temperatura da água deve estar em torno dos 40 ºC, movimente na agua quente o pote com leite congelado.
  • Muito importante, o leite materno tem que ser oferecido em temperatura ambiente, não pode ser aquecido.

Quer Mais ?

Rotina Infantil

Enxoval é vestir sonhos!!

Pensar no enxoval do bebê é sonhar com cores, com a construção de um lugarlindo acolhedor. Quando entremos em uma loja e escolhemos algo e levamospara

Entre em contato

Endereço: Avenida Doutor Chucri Zaidan, 940 3º Andar Torre 2

Telefone: 11 99942-2897

E-mail: mamyaqui@gmail.com.br

Novo Canal Youtube

Desenvolvido por Loads

Entre em contato

Endereço: Avenida Doutor Chucri Zaidan, 940 3º Andar Torre 2

Telefone: 11 99942-2897

E-mail: mamyaqui@gmail.com.br

Novo Canal Youtube

Desenvolvido por Loads