E crescente o numero de mulheres que engravidam após os 40 anos. A inserção da mulher no mercado de trabalho, estabilidade financeira, investimento na formação, estão entre os principais fatores. Muitos casais escolhem engravidar mais tarde onde a estabilidade financeira tem um peso muito grande na tomada de decisão.

Dados inéditos do Ministério da Saúde mostram que o numero de mulheres que foram mães apos os 40 anos subiu de 49,5% em 20 anos, passando de 51.603 em 1995 para 77.138 em 2015.

Algumas dificuldades podem aparecer na gravidez tardia. Mas os casais são maduros, mais preparados emocionalmente para a grande mudança que a chegada de um bebe trás a vida do casal. E a cobrança dos avos e da família sobre a chegada do bebe cresce exponencialmente.

Dentre os aspectos positivos um deles, alias de grande importância,  a amamentação,  não muda absolutamente nada na gravidez tardia.

Os cuidados recomendados são os mesmos, durante a gestação não usar sabonete ou cremes para as aréolas e mamilos. Para as mãe que possuem mamilos invertidos ou planos, usar a concha para auxiliar na eversao.

Com 32 semanas usar uma vez por dia a pomada de lanonina pura para hiperidratar a aréola e mamilos para que durante a amamentação, a aréola tenha maior elasticidade.

Uma das duvidas mais freqüentes e se a cirurgia redutora de mama ou a prótese interferem na amamentação. Depende da técnica utilizada.

Se a mãe não tem o habito de dormir de sutiã, no final da gestação passe a usar, e importante para o período de amamentação. Evite sutiã com aro.

Aproveite a gestação para se informar sobre a amamentação através de livros e curso de preparo para a amamentação.

Na maternidade pedir auxilio para a enfermagem sempre que for colocar o bebe para mamar. Aproveite para tirar duvidas.

Em casa o mais importante não e o tempo que o bebe fica no peito e sim a freqüência com que ela mama nas 24hs. Mantenha de 8-10 mamadas nas 24hs ate o bebe ir ao pediatra. Com o peso do bebe o pediatra vai orientar as mamadas.

No inicio se tiver dor nas mamas a mãe pode usar a almofada gel gelada para fazer compressa durante 2 minutos, de 3 a 4 x ao dia.

A amamentação e um aprendizado entre mãe e bebe já nas primeiras horas apos o nascimento, requer dedicação, informação e auxilio, se necessário procure um profissional capacitado para ajuda–la, como a consultora em aleitamento materno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.