You are currently viewing Pare de se culpar!!!

Pare de se culpar!!!

O parto não foi como você esperava! Lá vem a culpa! Não conseguiu amamentar? Vem ela novamente, a culpa. Sempre digo aos casais, família, nasce um filho, nasce o sentimento de culpa materna. A crença de que nós mães somos responsáveis pelos cuidados com o bebê é a principal razão.

Para muitas mães é muito difícil voltar a se ver como mulher, fazer as unhas, cabelo, atividade física, o sentimento de culpa paralisa. Hoje os parceiros, parceiras estão muito mais colaborativos, participam ativamente dos cuidados com o bebê,mas, o sentimento de culpa é intrínseco a maternidade. O homem consegue ir à um compromisso sem sentir se culpado de deixas a parceira em casa com o filho.

Ter filho precisa de parceria, divisão de tarefas, ajustes na rotina dos dois, porém temos que lembra das mães solo, que mesmo não tendo parceiro parceira, é necessário incluir na família alguém com quem dividida as tarefas, os cuidados. Para trabalhar consigo mesma o sentimento de culpa deixo aqui guias dicas dentre tantas outras.Se se perceber com muita dificuldade de lidar com esse sentimento, busque ajuda, conte comigo nessa nova jornada, vamos lá, algumas dicas:

♡ Desde os primeiros dias co. O bebê em cas, faça algo para vc diariamente, um banho demorado, prepare o suco que mais gosta, algo simples passível de realizar.

♡ tire 15 min, o tempo que conseguir para estar com. O parceiro, parceira ou mesmo ligar para uma amiga para atualizar as fofocas.

♡ Assim que possível,  entre uma mamada e outra, dê um pulinho na loja para trocar algo do bebê.

♡ Institua1 período do dia na semana como período da vovó ou da madrinha, ou da tia ou de uma amiga querida. Comece com algumas horas.

O importante é você perceber a culpa diminuir, você se cobrar menos e você ver que a vid segue e precisamos encaixar o bebê, a rotina dele ä nossa rotina. Tudo dá certo!! Só não esqueça de você. Por Eneida Souza

Deixe um comentário