Introdução alimentar do bebê na primeira infância é a fase em que o bebê passa a receber lentamente outros alimentos além do leite materno.
A OMS, UNICEF, AAP, SBP recomendam amamentação exclusiva até seis meses de vida do bebê e segue paralelo com a introdução de outros alimentos até dois anos de vida, onde a família deve decidir por seguir ou não com a amamentação.
É muito importante saber sobre o desenvolvimento do bebê nessa fase, compreender que alguns comportamentos apresentados durante a introdução alimentar são considerados normais. Saber que a criança aprende por imitação é fundamental e nos alerta para a importância da criança participar das refeições em família.
Segue algumas dicas para que o bebê desenvolva hábitos saudáveis:
– Importante lembrar que o bebê se alimentava de liquido o leite materno, ao introduzir outros alimentos a criança faz careta, coloca um pouco de alimento para fora da boca.
– O bebê precisa de um tempo, paciência para sentir o alimento novo dentro da boca, aprender a colocar o alimento de um lado para outro e mastigar, que não é uma tarefa fácil.
– Os alimentos devem ser introduzidos de forma lenta e gradual observando a aceitação da criança.
– A criança aprende a ter contato e a experimentar alimentos diferentes através da brincadeira.
– Apresente alimentos separadamente, é importante ele ter contato com texturas, sabores, consistência, temperatura diferentes.
– Ofereça alimentos de qualidade. Não introduzir alimentos industrializados antes de 2 anos de vida.
– Corte os alimentos em formatos diferentes
– A apresentação do alimento é importante, variar a cor atraí o bebê
– Escolha um lugar para a criança receber o alimento
– Importante também é a postura do bebê, ele deve estar sentado de forma confortável com coluna ereta.
Para muitas mães que trabalham fora de casa e desejam continuar com a amamentação paralela com a introdução doa alimentos, é muito importante saber se no trabalho terá local para extrair o leite e mante lo refrigerado para transporta lo para oferecer ao bebê. Escolha um bom extrator de leite e potes de armazenamento adequado a presença de BPA, ambos higienizados e esterilizados. Durante a extração do leite materno não use eletrônicos, não converse durante a extração para evitar contaminação do leite.
A introdução alimentar para o bebê é um grande marco no desenvolvimento infantil, aproveite mais esse momento para introduzir hábitos saudáveis.