You are currently viewing Mitos e verdades sobre a doação de leite materno

Mitos e verdades sobre a doação de leite materno

A amamentação é um grande aprendizado entre mãe e bebê já nas primeiras horas de vida, assim como nas primeiras semanas em casa. Para a mãe e bebê é uma experiência nova, uma das grandes preocupações da mãe é, vou ter leite suficiente para atender as necessidades do bebê? Por não saber quanto produz por mamada essa é uma preocupação constante.

A recomendação pela UNICAF, OMS, AAP, SBP é amamentação exclusiva nos 6 primeiros meses sem introdução de água ou chá, a amamentação segue paralela a introdução de outros alimentos até dois anos de vida, onde a família decide por desmamar. O leite materno é muito especial, cada mãe produz leite para atender as necessidades específicas do seu bebê. Porem temos algumas situações em que a produção do leite da materno não é o suficiente ou até mesmo bebês prematuros que a mão não conseguiu manter a produção, necessitam de leite materno para suprir as necessidades nutricionais. Nessas situações contamos dom o serviço dos bancos de leite. O Brasil é referencia mundial no padrão de banco de leite.

A importância dos bancos de leite precisam ser mais difundidas para a população saber qual a finalidade, como usar o serviço e o que é mito e verdades sobre a doação de leite materno como:

Mães que produzem muito leite além do que o bebê necessita pode amamentar outra criança?

As mães que produzem muito leite não podem amamentar outra criança assim como não deixar o seu bebê mamar em outra mãe, é contra indicado a amamentação cruzada para evitar contrair micro-organismos que podem ser transmitidos pelo leite materno. Para essa mães é indicado a doação do leite materno em excesso.

Quem tem seio pequeno produz pouco leite?

Mito – O tamanho da mama não está ligado diretamente a volume de produção de leite. Tem mães com seios pequenos que produzem bastante leite e doam.

Todo choro do bebê nas primeiras semana é indicativo de fome?

Mito – O bebê pode chorar por desconforto geral, há muita coisa para o bebê se adaptar, necessidade de aconchego, falta de roupa ou excesso de roupa entre outros. O importante é observar se a mamada foi eficiente.

Posso juntar o leite em excesso no mesmo frasco para doação?

Sim pode, o o leite doado é pasteurizado, passa por um controle de qualidade rigoroso para que seja um leite seguro principalmente para os prematuros.

O leite materno doado só pode ser extraído com a mão?

Mito – Você pode usar um bom extrator manual ou elétrico que são eficientes, retira o leito de forma mais rápida.

É fácil doar leite materno, a onde eu devo ligar?

Sim, muito simples, ao entrar em contato você recebe todas as orientações.

Para mais informações sobre doação de leite humano e orientação sobre amamentação, ligue para o Banco de Leite Humano do IFF: 08000 26 88 77.

Deixe um comentário