You are currently viewing Como iniciar a introdução alimentar do bebê na primeira infância?

Como iniciar a introdução alimentar do bebê na primeira infância?

Introdução alimentar do bebê na primeira infância é a fase em que o bebê passa a receber lentamente outros alimentos além do leite materno.

A OMS, UNICEF, AAP, SBP recomendam amamentação exclusiva até seis meses de vida do bebê e segue paralelo com a introdução de outros alimentos até dois anos de vida, onde a família deve decidir por seguir ou não com a amamentação.

É muito importante saber sobre o desenvolvimento do bebê nessa fase, compreender que alguns comportamentos apresentados durante a introdução alimentar são considerados normais. Saber que a criança aprende por imitação é fundamental e nos alerta para a importância da criança participar das refeições em família.

Segue algumas dicas para que o bebê desenvolva hábitos saudáveis:

– Importante lembrar que o bebê se alimentava de liquido o leite materno, ao introduzir outros alimentos a criança faz careta, coloca um pouco de alimento para fora da boca.

– O bebê precisa de um tempo, paciência para sentir o alimento novo dentro da boca, aprender a colocar o alimento de um lado para outro e mastigar, que não é uma tarefa fácil.

– Os alimentos devem ser introduzidos de forma lenta e gradual observando a aceitação da criança.

– A criança aprende a ter contato e a experimentar alimentos diferentes através da brincadeira.

– Apresente alimentos separadamente, é importante ele ter contato com texturas, sabores, consistência, temperatura diferentes.

– Ofereça alimentos de qualidade. Não introduzir alimentos industrializados antes de 2 anos de vida.

– Corte os alimentos em formatos diferentes

– A apresentação do alimento é importante, variar a cor atraí o bebê

– Escolha um lugar para a criança receber o alimento

– Importante também é a postura do bebê, ele deve estar sentado de forma confortável com coluna ereta.

Para muitas mães que trabalham fora de casa e desejam continuar com a amamentação paralela com a introdução doa alimentos, é muito importante saber se no trabalho terá local para extrair o leite e mante lo refrigerado para transporta lo para oferecer ao bebê.  Escolha um bom extrator de leite e potes de armazenamento adequado a presença de BPA, ambos higienizados e esterilizados. Durante a extração do leite materno não use eletrônicos, não converse durante a extração para evitar contaminação do leite.

A introdução alimentar para o bebê é um grande marco no desenvolvimento infantil, aproveite mais esse momento para introduzir hábitos saudáveis.

Deixe um comentário