A amamentação é um grande desafio para o bebê, a mãe e também para pais e familiares. Muito se fala na importância da amamentação para mãe e bebê, pouco se fala da importância do pai para o sucesso da amamentação.
Na Semana Mundial do Aleitamento Materno de 2019, cujo tema foi “Empoderar mães e pais e as redes de apoio favorece a amamentação”, ampliaram a visão sobre o sucesso da amamentação, distribuindo a responsabilidade para todos os envolvidos. A Philips Avent em primeiro de agosto de 2019 trás a importante pesquisa que vai de encontro com o tema. Dr Abou-Dakn, médico chefe da ginecologia do hospital St. Joseph, em Berlim diz que a mulher que tem apoio do parceiro, tem mais probabilidade de amamentar por mais tempo. Especialista no tema relação pai-bebê, ele observa que homens estão mais dispostos a participar da criação dos filhos, estão mais envolvidos, mas que muitos não sabem como auxiliar na amamentação. Acompanhar a gestação e entender toda a transformação física psíquica e emocional que a futura mãe passa, é fundamental.
O turbilhão de emoções que vem nos primeiros minutos após o nascimento do bebê tanto para a mãe como para o pai, não é muito diferente. A mãe tem a amamentação para continuar e estreitamento do vínculo com o bebê, e o pai? Ah! O pai tem muito para se envolver, ajudar e acolher. Muitos desconhecem e se perguntam, como posso ajudar?
A principal ajuda que o pai pode dar amamentação, são as palavras de incentivo constante, nas primeiras semanas em casa, a mãe se sente muito sozinha, sozinha com ela mesma, sem profissionais para auxilia-la, muitas vezes sem a mãe da mãe… Fique ao lado dela alguns momentos da amamentação, de carinho, acolhimento.
Quando o pai retorna ao trabalho, enviar mensagens de apoio de incentivo ajudam muito.
Quando voltar para casa leve algo que a mãe do seu bebê goste.
Em casa antes da mãe amamentar o bebê prepare, ofereça algo simples para ela comer, ofereça sempre água, um suco durante a amamentação.
O pai pode aquecer a almofada gel e colocar na região do pescoço da mãe, relaxa e trás conforto.
Higienizar as peças do extrator de leite para que ela possa utiliza-lo.
Você pode ajuda-la colocando algumas coisas da casa em ordem para que ela não se preocupe, e foque na amamentação.
Colocar o bebê para arrotar, realizar a troca de fraldas e dar o banho, são cuidados que o pai pode realizar e ajudam muito a estreitar o vinculo e sobra tempo para a mãe tomar um banho um pouco mais demorado, comer algo, se cuidar.
A quantidade de visitas nas primeiras semanas também pode ser controlada, organizadas pelo pai, assim, a mãe tem mais tempo para se dedicar a amamentação vocês mais tempo para se adaptar com o bebê.
Se envolver na amamentação é fazer parto desse encantamento que é o ato de alimentar o bebê. Ter essa oportunidade trás alegria, prazer, segurança a ajuda na retomada da vida de casal.